MINDFULNESS

A ciência demonstra que a meditação é capaz de mudar o rumo das doenças.
Prestar atenção de uma forma específica: com propósito, no momento presente e sem julgamentos. (Jon Kabat-Zinn)
Mindfulness é uma forma de cuidar de si, dos outros e do mundo a sua volta que lhe permite adotar formas de agir e ser que sejam mais produtivas e positivas. (Jeremy Hunter)
Mindfulness é uma forma de aprender a relacionar-se diretamente com o que estiver acontecendo na sua vida, uma forma de tomar controle de sua vida, de fazer algo para você que ninguém mais pode fazer. (Centre for Mindfulness da Univ. Massachusetts).
Existem muitas definições de mindfulness e também diferentes contextos em que são usadas. De fato, é desafiador apresentar uma definição de mindfulness, que é uma tradução para o inglês de sati (termo em páli, a língua usadas nos primeiros textos budistas). Em português, a tradução costuma ser “atenção plena”.
Sati tem a ver com a habilidade de lembrar e aprender, mas também com um estado mental alerta. Logo, mindfulness se refere a qualidades inatas da mente humana, que incluem atenção, concentração, discernimento, capacidade de escolha e também capacidade de fluir, aceitando as constantes mudanças da vida.
Uma maneira de cultivar essas habilidades é a meditação.
Sobretudo uma técnica de meditação ensinada pelo Buda que consiste no treino de manter a atenção na própria respiração, enquanto ela acontece. Logo, é um treino para estar atento ao momento presente, usando a respiração como um suporte, uma ajuda.
Sabendo desse contexto, podemos esclarecer algumas definições equivocadas de mindfulness e isso é o que vamos encontrar nessa palestra.
Mais sobre a palestra
Agenda
Cadastre-se

