Acupuntura Sistêmica, Estética ou Constitucional

Voltar



A Acupuntura é um método de prevenção, tratamento e manutenção dos desequilíbrios ocasionados no fluxo energético do ser.
A técnica consiste num conjunto de práticas terapêuticas orientais, que promove a estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele, aos quais denominamos como pontos de acupuntura. Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang.

Consiste na punção, com agulhas muito finas e descartáveis, em pontos estrategicamente localizados com a finalidade de tonificar, sedar ou harmonizar a energia que flui por canais, denominados pelos Chineses de Meridianos. Com este procedimento se busca a harmonia do corpo e da mente possibilitando uma melhor qualidade de vida.

Esta energia é a que regula todos os órgãos de nosso corpo, permitindo que estejamos sempre em harmonia com nossos pensamentos e emoções. Com isso, conseguimos o estado de plena saúde.

A colocação das agulhas provoca pouca ou nenhuma dor. E pode ser realizada sem o uso de agulhas, sendo substituídas por outros instrumentos como sementes de mostarda, magnetoterapia, eletro-acupuntura, holopuntura (pressão através dos dedos e identificação da frequência de energia através do pulso), todas essas atuam com a mesma eficiência da agulha.

O tratamento abrange a maioria dos desequilíbrios e doenças, sendo que para cada caso, exige-se uma avaliação prévia, quando o acupunturista poderá então considerar qual o tratamento mais adequado, bem como os resultados que serão obtidos. Considerando-se que a acupuntura não envolve o uso de medicamentos e seus efeitos colaterais.

O desenvolvimento humano se baseia em diversos níveis ao quais denominamos vários corpos (camadas), ou seja o físico depende do mental, que depende do emocional que depende do energético e que por sua vez depende do espiritual, uma grande engrenagem de múltiplas funções em funcionamento. Quando qualquer um desses desequilíbrios são instalados pelo mau funcionamento dessa engrenagem deparamos com as disfunções energéticas, mentais, psicossomáticas e patológicas.

O primeiro estágio decorrente é a nível energético, que vai para o mental, emocional e espiritual(no sentido de desconexão com a vida) até manifestar na última camada no físico com a presença ou não de dos sintomas. Dessa maneira cada órgão tem sua função fisiológica, mental, emocional, energética e espiritual, assim como tem sua cor, seu cheiro, seu sabor e seu biorritmo(ou seja seu horário de maior ou menor funcionamento), com isso quando depara-se com um desequilíbrio por exemplo da energia de fígado, não significa que tenha necessariamente uma doença no fígado e sim através dessa desarmonia energética promove um mau funcionamento do mesmo assim como de outros órgãos correspondentes e meridianos (canais por onde circula nossa energia). A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

Através desse olhar a Acupuntura segue diferentes linhagens com os mesmos propósitos prevenir e tratar desarranjos energéticos, doenças instaladas, alterações no sistema orgânico e no emocional. A proposta do tratamento se baseia em equilibrar o fluxo de energia que circula no corpo através dos meridianos, tratando o indivíduo como um todo, buscando identificar de onde vem a causa das doenças, e não apenas tratando os sintomas. Segundo, Dr. Hong Jin Pai, as origens da acupuntura perdem-se no tempo. Evidências arqueológicas permitem supor que a técnica era praticada no continente asiático, mais especificamente na China, há mais de cinco mil anos. Alguns doutrinadores, em suas obras, referem suas origens há quatro mil anos. Na tradicional medicina chinesa, mestres antigos ensinavam ser a doença uma alteração das funções do corpo ou desgaste deste, provocado por fatores externos, como frio, calor, umidade, fatores emocionais, nutricionais ou envelhecimento. Por meio da acupuntura seria possível a recuperação da saúde.
Todos sabemos que, na Antigüidade, as doenças eram tratadas com os meios então disponíveis, como dietas e chás (infusões de ervas), “agulhamento” (acupuntura); e, mais tarde, manipulação vertebral e massagens (Tui-Na), exercícios respiratórios, com ou sem movimentos corporais (Qi Cong) e exercícios adaptados da arte marcial (Tai Chi Chuan).

As raízes de sua filosofia estão nos ensinamentos tradicionais do Taoismo, que promove a harmonia entre os humanos e o mundo a sua volta, assim como um equilíbrio entre o yin e o yang.
Dessa maneira podemos considerar a Acupuntura, como um conjunto de práticas terapêuticas orientais, que consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele, aos quais denominamos como pontos de acupuntura. Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.
De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang.

A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas (qi) que alteram o sistema nervoso central( o cérebro e a medula espinhal) e podem ter efeitos em todo o corpo, para que sejam liberados compostos químicos chamados de neurotransmissores e hormônios. Tais compostos aliviam a dor, dão impulso ao sistema imunológico e regulam várias funções corporais. No caso da acupuntura seriam as endorfinas e hormônios que ajudam a aliviar a dor e com isso promover o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

O diagnóstico é feito através de um pentagrama, após o questionamento de diferentes aspectos da vida do cliente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. De acordo com a filosofia chinesa, o corpo contém duas forças opostas: yin e yang. Quando tais forças estão em equilíbrio, o corpo está saudável.
A energia, chamada de “qi” (pronuncia-se “chi”), flui da mesma maneira que um rio flui em seu curso, dividindo o corpo em meridianos.
O constante fluxo de energia mantém o yin e o yang em equilíbrio. No entanto, o fluxo de energia pode ser bloqueado algumas vezes, como a água que fica presa atrás de uma represa, e essa interrupção no fluxo de energia pode causar uma doença.

Indicações Gerais da Acupuntura:


Terapêuticas:
A técnica sobrevive há milênios, mostrando benefícios a indivíduos com problemas Gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos, ortopédicos e até mesmo dermatológicos. Fibromialgia, Dores lombares, Desvios de coluna, Artrose (bico de papagaio) dos joelhos, coluna, pescoço, ombro (bursite), cotovelo, artrites, tendinites, esporão do calcâneo, traumas esportivos, problemas do nervo ciático, estresse, depressão, dores do nervo trigêmeo, bruxismo, labirintite, insônia, falta de memória, zumbidos, AVC (derrame cerebral), paralisia facial, enxaqueca, tabagismo, Hipo e hipertireoidismo, obesidade, diabetes, síndrome dos ovários policísticos, infertilidade, tensão pré-menstrual, endometriose, mioma uterino, síndrome do climatério (sintomas da menopausa), cólicas menstruais, asma, rinite, sinusite, apnéia do sono, dermatites de contato e alérgicas, psoríase, gastrite, úlcera, refluxo gastroesofágico, dispepsias, prisão de ventre, na prevenção e tratamento de dores em geral, desequilíbrios hormonais e respiratórios, problemas do aparelho músculo-esquelético e no sistema nervoso, entre outros, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.

Estéticas:
Acne, celulite , rugas, Gordura localizada, flacidez muscular, estrias, celulite, auxílio no tratamento da obesidade perda de peso, cicatrizes, vitiligo, psoríase, linhas de expressão e olheiras são alguns exemplos de problemas nos quais a Acupuntura pode ser um tratamento eficaz.

Benefícios Gerais da Acupuntura:


Terapêuticos:
auxilia no tratamento de dores de cabeça, minimiza sintomas de depressão, promove relaxamento, melhora dos distúrbios emocionais (depressão, ansiedade, tensões, nervosismos), endometriose, ovários policísticos, alergias, incontinência urinária, sintomas de menopausa, sintomas de TPM, retenção de líquidos, disfunção temporo-mandibular (DTM).

Estéticos:
Melhorar o tônus e a produção de colágeno natural da pele; ativa a circulação sanguínea, linfática e enérgica da pele; minimiza rugas e marcas de expressão (segundo a técnica Chinesa, é possível identificar, que algumas linhas de expressão facial podem estar relacionadas com alterações nas funções energéticas atribuídas aos nossos órgãos, que são afetados de várias formas, por padrões emocionais, alimentação, clima e hábitos de vida diária); Trabalha a drenagem linfática, favorecer o rejuvenescimento e o aumento da viscosidade da pele; Diminui o tecido adiposo localizado; Reduz de forma considerável a celulite e as estrias; Promover o emagrecimento; auxilia na melho flacidez facial e corporal através de pontos específicos que estimulam a tonificação; Pós- operatório.

CONHEÇAS AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A ACUPUNTURA:

Uma das perguntas mais comuns que nos fazem é se a Acupuntura é dolorosa, se o cliente sente dor na inserção das agulhas.
Acupuntura causa dor?
A agulhas utilizadas têm mais ou menos a espessura de um fio de cabelo, cerca de 10 vezes mais fina que uma agulha comum de injeção, dessa maneira costuma ser quase totalmente indolor.

Como é feito a avaliação do cliente:
A avaliação energética é realizada através do relato do cliente, momento em que o terapeuta é um ouvinte atencioso a cada informação que lhe seja passada, seguido este diálogo do exame da língua, da palpação do corpo, da análise do pulso radial, e avaliação do estado geral, utilizam-se também dos recursos da Lei dos 5 Elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água), que envolvem não apenas o ser humano, mas os alimentos, a natureza, e tudo o que nos cerca. Do micro ao macrocosmo os chineses desenvolveram uma interpretação do estado do ser humano e das coisas que o cercam.

Partindo do princípio de que: – “Quantidade afeta qualidade em qualquer coisa na vida”, podemos entrar em desequilíbrio energético, seja por falta ou por excesso de energia nos órgãos que compõe nossa natureza física.
Segundo a tradição chinesa, existem 365 pontos básicos, embora muitos mais tenham sidos descobertos ao longo dos séculos. Nos mapas modernos estão assinalados até 2 mil pontos. Na sua maioria, os pontos importantes situam-se nos 14 meridianos. Para os Chineses, tudo no universo é feito de energia sendo a mesma energia que constitui uma mesa, é a energia que constitui o ser humano, claro que em formas muito diferentes. Essa energia é denominada Qi. Tudo que se trabalha em Acupuntura tem haver com essa energia, pois ela é a mãe de todas as outras.

Em nosso organismo temos o Qi original que é o formado na hora de nossa concepção e o Qi que renovamos todos os dias através da alimentação. Quando utilizamos a Acupuntura como forma de tratamento, o Terapeuta manipula essa energia em nosso corpo para nos harmonizar e curar.

Os antigos chineses observaram 12 “órgãos” que são responsáveis pela saúde quando estão em equilíbrio, são eles:
Pulmões/Intestino Grosso,
Estomago/Baço-Pâncreas,
Circulação Sexo/Triplo Aquecedor (Fogo),
Coração/Intestino Delgado (Fogo),
Bexiga/Rins (Água),
Vesícula Biliar/Fígado (Madeira).
Saúde implica, em primeiro lugar, na circulação adequada da força vital através de canais livres e desimpedidos.

Como a técnica é feita?
A técnica em si consiste em estimular certas regiões anatômicas, como já dissemos denominadas pontos de acupuntura. Os pontos de energia podem ser ativados por estímulos físicos tais como: dedo, esfera metálica, calor, eletricidade, magnetismo, cor, laser, esparadrapo e agulha, que ainda é o instrumento mais conhecido, simples, prático e quase indolor, visto que as agulhas de acupuntura são muito finas e a introdução na pele é feita através de técnicas especiais.

A Acupuntura é segura?
A acupuntura, desde que praticada por um profissional capacitado é um método seguro e sem efeitos colaterais. Hoje em dia, com o uso de agulhas descartáveis ou individuais, o risco de contaminação praticamente desaparece. Outro dado importante é que a agulha utilizada é do tipo fechada, o que impossibilita o acúmulo de qualquer substância no seu interior.
Período de Tratamento: Em geral, o tratamento tem a duração de 10 a 20 sessões. O intervalo entre as sessões depende da intensidade dos sintomas. Nos problemas crônicos, as sessões geralmente são semanais. Os resultados já podem começar a aparecer desde a primeira sessão ou então há uma melhora progressiva.
Como é feita a colocação dos pontos: A colocação das agulhas é feita por todo o corpo, nos pontos ao longo dos meridianos. As sessões são feitas com a pessoa deitada, mas pode ser feita também com o paciente sentado. O tempo de cada sessão em média dura cerca de 60 minutos, podendo ser aumentadas ou diminuídas em função do estado da pessoa.

Quais as vantagens da acupuntura?
A Acupuntura pode tratar inúmeras doenças e aliviar muitas dores e deve ser enfatizado que também é um tratamento preventivo, ou seja, a Acupuntura pode ser aplicado no indivíduo sadio, para estimular seu sistema imunológico, suas energias, permitindo assim prolongar seus períodos de bem-estar e de saúde.
Assim, explicamos que a circulação harmoniosa das correntes energéticas pelo corpo impede o aparecimento das doenças.

A ACUPUNTURA TRATA O INDIVÍDUO COMO UM TODO.
Recomendações e contraindicações - Os especialistas garantem que a técnica é indicada para todos, até mesmo para as crianças. Mas há uma exceção quanto à técnica com agulhas, pois ela não deve ser usada por pessoas que apresentem alterações na coagulação sanguínea. Ao escolher um profissional, procure referências sobre ele e verifique os cuidados que são tomados com as agulhas (elas devem ser descartáveis). A assepsia (limpeza) é imprescindível. Por fim, é importante ressaltar que, em muitos casos, só a utilização da acupuntura não é suficiente para resolver os problemas e, nas doenças mais graves, a técnica precisará ser aliada a um tratamento médico convencional.
Bibliografia - Gazeta de Beirute